Avenida Brasil, 2545 CEP 85.816-290 Cascavel / PR (45) 3227-2440

Críticas

Incríveis Exercícios Digitais

Raros artistas conseguem colocar não só sua alma mas também seu corpo em sua obra. Dirceu Rosa consegue. Seus exercícios digitais mostram dedos sinuosos tentando arrancar da arte seu sentido maior e a operação de gerar um trabalho exige uma tarefa manual ingente, que se traduz no produto final como a presença física do autor.

Há que se distinguir na obra de Dirceu Rosa, dois aspectos fundamentais: seus exercícios digitais, físicos, estão quase onipresentes na sua obra de entalhe e revelam-se ausentes na sua obra de pintura. Embora simplista, esta consideração pode ser levada mais longe: há uma nítida separação não só formal como de conteúdo entre entalhe e pintura de Dirceu Rosa. Enquanto o entalhe se volta mais para desenhos orgânicos, belos e fortes, a pintura procura mais o etéreo; ou seja, representar figuras humanas como se lhes estivesse capturado a alma.

No entanto, há um elo maior que unifica a obra do artista cascavelense: o elemento religioso. Inegavelmente, reflexo do espírito inquisitor e irriquieto do artista, que procura ampliar seu raio de ação tanto quanto amplia sua percepção do mundo que o cerca.

A presença de Dirceu Rosa ente nós - e suas obras mais recentes, que se pode incluir como suas maiores realizações - é um indicativo de que o cascavelense aprecia a arte que representa sua origem brasileira.

As novas figuras que brotam do atelier de Dirceu Rosa são bem Cascavel. A face descoberta de Cascavel. Cidade mística, angulosa, ativa e com sede de progredir e ser mais humana. Como a obra de Dirceu Rosa, que parece indicar uma interrelação maior entre escultura e pintura no futuro. Em algum lugar de sua genialidade Dirceu Rosa deve colocar sua pintura em estreita igualdade com o entalhe, se bem que a nós, seus admiradores, parece haver a distinção. Que, quando muito, seria rotular. E a obra do artista brasileiro do interior não precisa de rótulos, o que é mais saudável e melhor para a preservação dos valores tipicamente brasileiros presentes como motivos de artistas honestos como Dirceu Rosa.

Alceu Sperança

ORÇAMENTOS E INFORMAÇÕES

Avenida Brasil, 2545
CEP 85.816-290
Cascavel / Paraná
Fone/Fax (45) 3227-2440
derosa16@hotmail.com